obituário

Morreu o pintor Jorge Jacimar Theodoro


Fotos: Arquivo Pessoal
A alegria do santa-mariense Jorge Jacimar Theodoro, 53 anos, é a característica mais lembrada pelos amigos que deixou. Esse sentimento o acompanhou mesmo diante de adversidades, como perder quase todos os familiares e ser diagnosticado com uma doença em fase avançada.

Solteiro, Jorge não tinha falta de carinho dos amigos e do padrasto, único familiar vivo e com quem vivia próximo do Parque Itaimbé.

- Conheci o Jorge quando me aproximei da mãe dele. Ele tinha por volta de 17 anos, estava quase indo para o quartel - conta o pedreiro Adair Vieira, 64 anos, padrasto de Jorge.

A mãe de Jorge faleceu cerca de sete meses antes dele, em junho de 2018. Ele já havia perdido os avós e seu único irmão, Miguel, faleceu aos 21 anos.

Adair se tornou o único parente, ainda que não consanguíneo de Jorge.

- Me dava bem com ele. Graças a Deus! Nunca tivemos rusgas. Nos últimos meses, eu o levava para fazer hemodiálise - conta.

Além de Adair, Jorge contava com muitos amigos. Uma delas é a contabilista Vanda Catarina Oleques Tognotti, 61 anos. Eles se conheceram há cerca de oito anos, quando Vanda se mudou para a região em que Jorge residia.

-Eu tinha o Jorge como um irmão. Estávamos sempre juntos - menciona Vanda.

Adair lembra do enteado como um jovem alegre, que adorava jogar bola nas quadras do Itaimbé, o que seguiu fazendo no quartel. Gremista, gostava de assistir às partidas do Tricolor e acompanhar os resultados dos jogos.

- Eu sou colorado, mas nunca tivemos problemas com isso. Quem ganhava ficava na corneta - brinca Adair.

Além de servir ao Exército, Jorge foi pintor de casas, profissão que seguiu após o serviço militar obrigatório.

Quando não estava no trabalho, o pintor frequentava o Armazém A Lenda, na Rua Silva Jardim, ponto de encontro dele com os amigos.

A proprietária do local, Fátima Terezinha da Trindade, 53 anos, conta que Jorge foi um grande amigo: 

- Há 15 anos, ele frequentava o Armazém. Jorge já fazia parte do local.

Para Adair, Jorge deixa o exemplo de alguém que sabia dar importância às pessoas. Vanda também já sente saudade do cliente que estava sempre alegre.

Em 20 de janeiro, Jorge faleceu devido a uma insuficiência renal crônica avançada, diagnosticada em maio de 2018. Ele foi sepultado no dia seguinte no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morreu Dirceu Bertagnolli Anterior

Morreu Dirceu Bertagnolli

Morreu Romilda do Nascimento Próximo

Morreu Romilda do Nascimento